Essa nova postagem será sobre a cultura dos livros de infância no desenvolvimento do educando.
Primeiramente, analiso que é essencial reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
A criança se identifica com os diversos universos, o que ajuda na formação do seu próprio e também na organização do pensamento. É muito comum que uma criança ao ouvir uma historia dramatize com seus brinquedos, ou com seu corpo buscando compreender a organização social a seu redor.
No meu caso, o interesse pelos livros foi desde de pequena. Sempre ouvi muitas histórias.
Dessa forma, a criança passa a interagir com as histórias, acrescenta detalhes, personagens ou lembra de fatos que passaram despercebidos pelo contador. Essas histórias reais são fundamentais para que a criança estabeleça a sua identidade, compreendendo melhor as relações familiares. Outro fato relevante é o vínculo afetivo que se estabelece entre o contador das histórias e a criança. Contar e ouvir uma história aconchegado a quem se ama é compartilhar uma experiência gostosa, na descoberta do mundo das histórias e dos livros.
E você, como foi a sua vida com os livros? Ouviu muitas histórias? Leu muitos livros?
Venha compartilhar suas ideias e curiosidades com a gente!!

