Quatro graduandas do curso de pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro buscando diálogos entre educação e cultura.
sexta-feira, 6 de maio de 2016
Contação de Historias como espaço de compartilhar e aprender.
Contar histórias e estorias tem sido ao longo dos anos uma forma de compartilhar e perpetuar aprendizados. Posso até dizer que a primeira forma da idéias que muitos tem de educar. Através as estorias a historia da humanidade vai sendo lembrada, suas tradições, seus grandes feitos, o sagrado e o profano. Enfim a cultura.
Quem nunca ouviu atentamente a vó que conta aquela historia da família histórias do tempo que não viveu ou até mesmo os clássico da sociedade em que vive?
O ato de contar historias está ligado a entrar em contato com as nossas acentralidades e dialogar com as diversas verdade. É também um momento de aprender entendendo que existem várias verdades. Vários encontros de verdade com significados que podem nos tocar e por tanto nos ensinar.
Para buscar mais mais sobre esse mundão indico buscar sobre a cultura Griô, historias que contam as nossas andanças nesse país , povos originários e espaços da cultura popular. Alguns links:
A importância de contar e ouvir historias - por Ilana Szpilman
Livros animados - O filho do Vento
Assim que puder posto outros.
Espero que a leitura traga reflexção.
Abraços.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Muito bom. Parabéns pela publicação e pelo blog como um todo.
ResponderExcluirÓtimo post meninas! Contação de história é tudo de bom!
ResponderExcluir